Vinis Defenestrados
domingo, 24 de fevereiro de 2008
ÁLBUNS CLÁSSICOS:The Zombies – Odessey and Oracle (1968)

The Zombies – Odessey and Oracle (1968)

Odessey and Oracle é com certeza, um dos álbuns mais injustiçados da história do rock. Lançado por uma banda tão injustiçada quanto, The Zombies, o LP ficou apenas na posição 95 entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Após emplacar She's Not There na segunda posição da Billboard, a banda nunca mais voltou a fazer o mesmo sucesso. Isto foi o suficiente para a desanimação dos integrantes da banda e o principal motivo para o fim do conjunto.

Porém, Rod Argent, o principal compositor do grupo, resolveu que seria uma boa lançar um ultimo álbum, para se despedir da maneira mais digna possível. Começaram então as gravações deste que, nos dias de hoje, é considerado por críticos de todo o mundo como um dos melhores álbuns da história.

As gravações foram feitas nos estúdios de Abbey Road, onde os Beatles acabaram de gravar sua obra-prima, o revolucionário Sgt. Peppers. Tomados pela psicodelia do álbum dos garotos de liverpool e pela harmonia vocal dos Beach Boys, que sempre foi uma influência para os zombies, bastou a eles misturar a sonoridade e atitude dos Kinks, para a banda ter todos os ingredientes para um clássico do rock.

O órgão marcante de Argent e os vocais suaves de Colin Blunstone combinaram como uma luva neste álbum. Para começar bem, temos Care of Cell 44. Após isso, eles apresentam A Rose for Emily, uma canção que fala da solidão de uma forma que apenas os Beatles mostraram, em Eleanor Rigby, em 1966 no álbum Revolver. Maybe After He's Gone começa em seguida, em um tom sombrio. Alias, este é um outro grande atributo do álbum. Boa parte de suas musicas são repletas de letras de esperança, com uma bela melodia. Mas a outra parte do álbum mostra uma sonoridade de dar medo em qualquer um, como em Butcher's Tale.

Os vocais de Blunstone se mostram perfeitos em This Will Be Our Year, que por um erro de gravação, teve apenas uma versão em mono, o que deu mais charme ainda a canção.

Mas o ponto forte do álbum está na ultima canção. Time of the Season, que com sua sensualidade e psicodelia, seria um marco no rock'n'roll.

O álbum foi lançado, e não fez sucesso algum, acabando assim, com qualquer esperança da banda continuar.

Porém, após o conjunto oficialmente ter acabado, houve um grande choque. Time of the Season foi lançada como single, vendeu mais de dois milhões de cópias ao redor do mundo e atingiu a segunda posição na Billboard fazendo desta, uma das maiores injustiças da história do rock.

Depois do fim da banda, Rod Argent lançou a banda Argent, que entre alguns sucessos, escreveu a musica God Gave Rock 'n' Roll To You, imortalizada pelos americanos do Kiss no filme Bill & Ted's Bogus Journey. Além de ter tocado com seus conterrâneos do The Who, em Who Are You, musica que é tema do seriado CSI.

Odessey and Oracle aparece constantemente no top 40 do site Rate Your Music, entre os melhores álbuns da história. Foi votado pela Rolling Stone americana como o 80° melhor álbum de todos os tempos, 97° na lista da Mojo e como o 32° entre os melhores álbuns britânicos da história, pela NME.

Jan

posted by Revista Nerd @ 08:56  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER